PplWare Mobile

Nova geração de baterias de estado sólido fornecerá 100 milhões de carros elétricos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Imagem: YouTube

Fonte: ABI Research

Autor: Vítor M.


  1. Paulo Lopes says:

    a luta não vai ser só essa, em 8 a 10 anos com os carros 100% eléctricos.
    “vender a quem” a fim de 6 anos o valor de uma viatura e 50% do valor da compra (novo), sabendo que uma bateria tem um fim de vida depois de 8 a 10 anos.
    O valor de uma nova bateria e muito elevado, então o carro vale que?

  2. Eu says:

    E se usassem batcaps? hum? não?

    • Eu says:

      Eu também sou Eu, mas não sou o seu Eu. O problema principal dos carros elétrico é a autonomia e também o risco de morrer o ficar queimado, mesmo sendo prudente e bom condutor. Está tecnologia que nos querem impingir a força até 2025, até antes em que começam as restrições de movimento das viaturas a gasolina e gasóleo. Querer contingência os produtores de petróleo pondo em perigo a humanidade esse é o facto real dos megalómanos do pro-eletrico. O elétrico deve de ser marurado antes de fechar a torneira do de combustíveis. O resto é SÓ MEGALOMANIA. O povo não deve ser tratado como dano colateral na implementação destas novas tecnologias de locomoção. Se pede Juízo à quem governa as nações dem tempo ao tempo.

  3. Caetano says:

    Veremos que reparações são necessárias fazer num VE daqui a 15/20 anos em comparação com um veículo a combustível. A mim parece-me que compensa claramente mesmo aos preços actuais.
    O curioso é que os VE ainda nem atingiram uma décima parte do sector automóvel e já fazem mossa de tal forma que até a minha marca actual me ligou a propor trocar um carro com 2,5 anos (novo) por outro mais novo ainda. Isto é, os VE estão a entrar nas linhas de produção e os clientes aguardam que eles cheguem ao stand. Vai haver muito stock de viaturas novas a combustível para despachar, já não falo do barril de petróleo que dizem, devia estar a 20 dólares para estar competitivo com a energia solar e eólica!
    Toca a mudar mentalidades.

    • Jeezzz says:

      Entretanto os 15 maiores navios do mundo poluem mais que todos os automóveis a combustão juntos, mas ninguém se importa com isso. OK!

      https://www.razaoautomovel.com/2017/03/15-navios-puluem-mais-que-os-automoveis

      Mas alguém acredita que os VE actuais vêm poupar o planeta? Tenham dó e investiguem sff.

      • Reis says:

        Reduz, mas não resolve…

      • mlopes says:

        é óbvio que os grandes navios, os aviões, a produção de cimentos e outra indústrisas são poluidores gigantescos com impactos globais muitíssimo maiores do que os pequenos veículos a combustão.
        mas os ve têm algumas vantagens adicionais para além do “salvar o planeta”.
        têm muito menos componentes, têm muito menos manutenção, a manutenção é mais barata, com todos os impactos sociais, económicos e ao nível da diminuição da poluição que isto representa.
        são também muito mais silenciosos faendo diminuir uma outra forma de poluição, infelizmente muito desvaloriada, que é a poluição sonora, especialmente nos grandes centros urbanos.
        para além disso, a sua utilização massiva permite diminuir drásticamente os níveis de poluição no interior das cidades (onde se movimentam a maioria das pessoas na generalidade dos países) contribuindo assim para uma significativa diminuição dos problemas de saúde pública (e são muitos) associados a tal poluição. e isto é verdade mesmo que a matéria prima utilizada para a produção de energia elétrica seja o carvão (o que cada vez acontece menos e a tendência aponta para que a dimuição continue)

        • Erico says:

          Um carro movido a etanol 100% tem menos emissões em toda sua vida e produção do que um carro elétrico carregado numa rede a base de combustíveis fósseis.

          • Ruy Acquaviva says:

            Sua afirmação é verdadeira apenas em parte.
            Em primeiro lugar o etanol, contém apenas o carbono que foi retirado da atmosfera pelas plantas. or isso é considerado como carbono neutro, ou seja, sua queima não aumenta a quantidade de carbono na atmosfera.
            Porém ele tem emissões sim. Para efeito de poluição do ar urbana ele é mais limpo que os combustíveis fósseis, mas contribui para a poluição do ar nas grandes cidades, enquanto os carros elétricos não tem emissão local alguma.
            Em segundo lugar é importante saber como é feita a produção desse etanol. As máquinas agrícolas normalmente usam gasóleo, seria importante que usassem o próprio biocombustível, no caso óleo vegetal, que substitui perfeitamente o combustível fóssil. Qual a procedência da energia utilizada na usina de produção de etanol? No Brasil, no início da utilização do etanol veicular, nos anos 70, as usinas ainda utilizavam gasóleo e óleo combustível nas caldeiras. Posteriormente passou-se a utilizar os restos vegetais da cana de açúcar como fonte de energia. Hoje está sendo pesquisado a produção de etanol de segunda geração a partir desses restos vegetais. Outro ponto a se considerar é o uso de fertilizantes químicos, produzidos a partir do petróleo e cuja produção utiliza energia de combustíveis fósseis.
            Em terceiro lugar a poluição gerada pelos automóveis movidos a etanol não se restringe ao combustível. O óleo lubrificante do motor e do câmbio e os demais lubrificantes necessários a esses veículos, devido ao maior desgaste no motor e necessidade de sistemas de transmissão complexos, são derivados de petróleo. Além disso o maior número de peças leva a consumo de energia (normalmente oriunda de derivados de petróleo) para sua produção.
            Por fim é bom lembrar que a própria energia dos carros elétricos pode ser produzida a partir de biocombustíveis em substituição aos combustíveis fósseis, não havendo portanto contraposição entre carros elétricos e biocombustíveis.

          • jose says:

            todos os carros poluem e têm emissões, incluindo os veiculos elétricos. as emissões não acontecem todas ao mesmo tempo …. os EV têm muitas emissões no fabrico, na produção da energia elétrica, no curto ciclo de durabilidade das baterias …………. TODOS OS CARROS POLUEM PODEM É NÃO POLUIR AO LADO DO UTILIZADOR

    • Manuel Conceicao says:

      Tens que mudar mentalidades em tudo não é só no que respeita ao carro.

    • jose says:

      os carros elétricos são como os frigoríficos se durarem 5 anos já é bom.

  4. PORTUGA says:

    O crude de petróleo sabemos que é resultante da transformação dos componentes orgânicos
    ao longo dos tempos logo, estará em reprodução ao nível do subsolo profundo.
    Será que poderemos considerar reciclável?
    O lítio e o silício são minerais de origem???
    Após a sua retirada do solo e transformados como se processará a sua reconversão e reposição no solo?
    Se alguém souber grato ficarei pela partilha.
    Boas férias.

    • Pedro says:

      O silício é o segundo elemento mais abundante da crosta terrestre; 26 a 28% da crosta terrestre é composta de silício. Em abundância na crosta terrestre o silício fica atrás apenas do oxigênio, que compõe quase a metade de toda a crosta. – in Wikipédia

      • PORTUGA says:

        Sim mas… e a questão da sua reposição?
        Por muito que seja um dia esgotará se não houver renovação de stock.
        É a LEI Implacável da NATUREZA.
        Cumprimentos

        • int3 says:

          Cuidado com o uso de oxigénio. Um dia irá esgotar….

        • Pedro says:

          O petróleo leva milhares ou mesmo milhões de anos a produzir e advém da decomposição de matéria, ou seja, na prática não é algo que se possa dizer renovável. Sendo o silício um mineral, está praticamente em pé de igualdade com o petróleo, ou seja, na prática também não é renovável. De todo o modo, se o silício existe em incomparável maior abundância que o petróleo e este já anda a ser utilizado massivamente há décadas e ainda se adivinham várias outras de utilização, como deve compreender seria sempre um recurso incomparavelmente superior ao petróleo. Por outro lado, o petróleo é o elemento principal do combustível atual enquanto o silicio seria um dos elementos destas novas baterias, usado apenas numa única vez, quando da produção das mesmas. Dito isto, neste caso o silicio quase poderia ser considerado inesgotável, apesar de não ser. É a lei implacável da lógica e matemática. Cumprimentos

          • PORTUGA says:

            Com os meus cumprimentos agradeço a gentileza da resposta.
            A grande virtude do ser humano é a sua capacidade de adaptação às circunstâncias desenvolvendo novos métodos para no ambiente ir vivendo.
            O grande Anton Lavoisier nos deixou um legado, em Lei ainda não desmentida, que nos pode dar algum conforto.
            Porém devemos todos e a cada momento procurar agradir o menos possível a NATUREZA que nos suporta e alimenta.
            Dada a hora desejos de bom apetite ´de um bom fim de semana.

    • Toni da Adega says:

      Reciclágem -Processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade.
      Minerais podem ser reciclados e reutilizados para o mesmo tipo produto ou produtos completamente diferentes.

      Que a parte do petroleo é que é reciclavel?

  5. Adelaide Oliveira says:

    Pura e simplesmente isto é apenas negócio de milhões seja que tipo de energia for os senhores donos disto tudo(sempre os mesmos)estão se borrifando para o planeta.., milhões e milhões isso é o que importa

  6. João Coelho says:

    A autonomia vs tempo de recarga! Há muito que digo serem esses os pontos fundamentais dos VE’s!

  7. Reis says:

    Para produzir as baterias em muito maior escala, quais serão os danos ambientais? Por exemplo, a extração de lítio abre buracos imensos, pois a extração é tipo pedreira… A solução atual é transitória, mas tudo o que seja esburacar, extrair, arrasar não é “amigo do ambiente”. Os combustíveis fósseis quando apareceram também pareciam “inofensivos”. Que mal faria ao planeta 100, 1000, 10000 carros?…

    • Ruy Acquaviva says:

      Eu sempre vejo essa conversa de que a mineração do Lítio é danosa ao meio ambiente. isso é uma meia verdade utilizada para formar uma falácia completa.
      Sim, a mineração do lítio, assim como a do ferro, do cobre, do alumínio ou qualquer outra mineração é danosa ao meio ambiente. Pode ser feita de forma mais responsável ou totalmente irresponsável. Infelizmente praticamente toda a mineração é feita de forma irresponsável. Isso não é culpa do lítio nem é diferente para qualquer outro material. A causa é a insanidade do sistema social em que vivemos, onde o lucro e o dinheiro são colocados como os valores maiores, que regem toda a sociedade.
      A mineração do Lítio não é e nem será causadora de problemas, até porque utiliza-se pouco lítio nas baterias. Os automóveis elétricos por outro lado, utilizam muito menos peças e componentes que os seus correspondentes a combustível. A mineração de ferro (ou alumínio, a medida que este substitui parcialmente o aço nos veículos atuais) poupada com o menor uso de peças compensa em larga escala e com sobra, o lítio que é utilizado nos automóveis elétricos.

      • Kaos says:

        Se tivesses uma mina de lítio à porta de casa não tinhas esse discurso.

        • Ruy Acquaviva says:

          Se eu tivesse qualquer mina de qualquer mineral à porta de casa eu ficaria muito consternado. Qual é a diferença de ser lítio, ferro, ouro ou manganês. E se fosse um poço de petróleo à porta da sua casa, será que você não mudaria o seu discurso?

          • PORTUGA says:

            Se eu tivssse uma à minha porta colocava-a em exploração e com o rendimento me alojava em local bem aprazível.

  8. João Santos says:

    Então mas os carros a combustão também usam bateria e ninguém se preocupa com as pedreiras de lítio.

  9. Eliel says:

    Eu, a algo em torno de 5 anos atrás, pedi patente de um sistema que torna o carro elétrico com autonomia quase ilimitada podendo rodar facilmente 5 mil km sem uma única parada e, MELHOR COM +/_ 1 QUINTO DAS BATERIAS QUE OS ATUAIS USAM…………..Mandei email para a Mercedes….conclusao: está sendo lançado está em teste na Europa como se fosse projeto deles é lá o Governo investiu 500 Milhões de Libras…….
    Me passaram a perna mas eu tenho documento com o selo do governo Federal que comprova.

  10. Joaquim says:

    Nunca vi bactéria no estado gasoso nem no líquido

  11. Ferreira says:

    Na verdade quando a Toyota tiver baterias de 500kw de estado sólido, o meu carro vai ter 4.500 km de autonomia ……..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.